segunda-feira, 5 de abril de 2010

[REVIEW] PES 2010


Não dá pra falar de PES sem falar de Fifa né? A rivalidade é antiga, me lembro quando peguei pela primeira vez o International Superstar Soccer Deluxe, era um jogo de futebol extraordinário, com os famosos Allejo, da Silva, Gomez e muitos outros craques da seleção brasileira que nunca vimos jogar.

A vida imita a arte ou a arte imita a vida?



ISSD era um show, e Fifa já existia na época, porém não chegava aos pés do rival.

Alguns anos mais tarde, algo interessante estava pra acontecer... International Superstar Soccer entrava no mundo 3D, mas essa não era a grande sacada da Konami. O nosso querido PSX abrigou uma série que ainda habita o coração de muitos, o Winning Eleven!!! WE ou W11 para os mais íntimos, era um jogo sensacional(para a época) e não havia outro jogo de futebol que pudesse quebrar a hegemonia da poderosa Konami. Claro que o Fifa também veio ao mundo 3D, mas... não tinha o tempero especial do futebol arcade. Joguei o Fifa 98, para Playstation, e a tentativa de simulador de futebol não foi tão ruim assim. O rival de PES começava a aparecer de verdade, com mais times licenciados, e o tão importante campeonato brasileiro. W11 excluía os times brasileiros de seus jogos, mas existiam os "Patchs" para salvar os coitados dos players que queriam tanto jogar o campeonato brasileiro no W11.

Um golzinho meu aí, no epsxe!!! Foi legalzinho, vai!

Uma nova experiência em futebol aguardava os players fanáticos por futebol na nova geração de consoles. Seu nome: PRO EVOLUTION SOCCER, PES para os íntimos.

PES era um jogo totalmente diferente de Winning Eleven, assim como de seu antecessor, ISSD. A Konami evoluiu monstruosamente, até parecer insuperável. Isso até 2009, claro!

Outro golzinho meu, no PES 2009. Sou palmeirense, mas minha época no Grêmio foi muito proveitosa =D

Chegamos! 2010, a hora da verdade! PES 2010 surge, e impressiona com a quantidade de mudanças, as mais significativas na Master League. Os gráficos são os melhores dentre os games de futebol existentes. A Konami só pecou ao não conseguir as licenças de grandes times, como Chelsea e Arsenal. Confesso que é terrível ter que escolher "West London", "London White", e lembrar qual é o nome de verdade daquele time. Os uniformes dos times não-licenciados também dão uma certa tristeza... =(

Bom, e o Fifa? Em 2010 a EA Sports se deu bem, tem uma quantidade enorme de licenças no Fifa 10, vários modos de jogo e até patches. Parece que a hegemonia da Konami e seus ISSD, W11 e PES chegou ao fim.

Finalizando... Quer saber de uma coisa? Experimente os 2 e seja feliz!!!

Um comentário:

  1. Cara deu vontade de jogar PS1 de novo com aquele vídeo *-*
    Mas pra quem já se acostumou com o PS2 é difícil .-.

    ResponderExcluir